sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ATIVIDADES DE REVISÃO PRIMEIRO ANO


ATIVIDADES DE REVISÃO DE GEOGRAFIA–  PROFESSORA SARA - 1º ANO

1 - É definido como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracteriza-se por um tipo principal de vegetação (num mesmo sistema podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos dele vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. No Brasil caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).
O texto se refere a: __________________________________________

2 - É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
O texto se refere a: __________________________________________

3 - Neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.
O texto se refere a: __________________________________________

4 - O carvão mineral é um produto resultante da transformação de uma vegetação primitiva que foi sepultada nas camadas da Terra em períodos geológicos antigos. Quanto mais antigo o carvão mineral, maior é o seu teor calorífico. Em qual estágio o carvão mineral possui maior poder calorífico? _________________________________________________________
5  - O clima é  influenciado por vários fatores, quais são eles? _________________________________________________________
6 - O clima é composto por alguns elementos, quais são eles? ___________________________________________________________
7 - São grandezas meteorológicas que variam no tempo e no espaço e comunicam, ao meio atmosférico. Suas características e propriedades peculiares são temperatura, umidade, chuva, vento, nebulosidade, pressão atmosférica, radiação solar etc.
O texto se refere a: ______________________________________________________________________________
 8 - Influenciam os elementos climáticos, modificando o clima de um local. São eles o relevo, tipo de solo, latitude, altitude etc.
O texto se refere a: _____________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________
9 - Clima com temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado; é tipo climático predominante no Brasil.
O texto se refere a: _____________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________
10 - Presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.
O texto se refere a: _____________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________
11 - Presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.
O texto se refere a: _____________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________

12 - Modernas teorias, como a das placas tectônicas, procuram explicar fenômenos que ocorrem na superfície terrestre, como terremoto, vulcanismo e formação de cadeias montanhosas. De acordo com essa teoria, todas as alternativas estão corretas, exceto uma. Assinale-a.
a) Parte da crosta oceânica é arrastada para baixo da crosta continental e absorvida pelo manto, ao longo do litoral ocidental da América do Sul, havendo convergência de placas tectônicas.
b) O afastamento de duas placas em sentido contrário provoca a expansão dos fundos oceânicos e a formação de cadeias montanhosas submarinas.
c) A posição de parte do território brasileiro sobre as bordas da placa sul-americana é responsável pelos tremores de terra que ocorrem no Rio Grande do Norte.
d) Os limites das placas tectônicas são áreas de grande instabilidade, onde ocorrem tremores de terra e fenômenos relacionados com o vulcanismo.
e) A litosfera, ou parte sólida da Terra, apresenta-se fragmentada em uma série de placas que se movem em vários sentidos.

1 3 - “Sidney (Austrália), 2 out (EFE) – O número de mortos pelo tsunami que arrasou as costas das Ilhas Samoa
e Tonga chega a quase duzentos, enquanto centenas ainda seguem desaparecidos” (site gl.globo.com) Os tsunamis são conseqüência dos agentes internos do relevo, mais precisamente dos abalos sísmicos (terremoto, maremoto). Analise as afirmativas abaixo, relacionadas a essa temática.
I. Os efeitos dos terremotos podem ser de caráter social, econômico e geológico.
II. O epicentro é o local de origem de um abalo sísmico.
III. As causas de terremotos são: desmoronamentos internos, vulcanismo e tectonismo.
IV. Entende-se que o índice 5 na escala Richter libera 5 vezes mais energia que o 1.
V. A escala Richter mede a quantidade de energia liberada em cada terremoto.

14- Com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, tem-se observado, nos últimos anos, uma crescente demanda de diversos tipos de minérios. Grandes empresas têm investido na exploração mineral de ferro, ouro, alumínio, nióbio, fosfato e petróleo.
ASSINALE a alternativa que NÃO indica região onde ocorrem grandes jazidas minerais do país.
A) Paraopeba (MG)  
B) Quadrilátero Ferrífero (MG)  
C) Carajás e Parauapebas (PA)   
D) Macaé – Bacia de Campos (RJ)

15 - A Petrobrás, empresa brasileira responsável pela exploração de petróleo no Brasil, criada durante o governo de Getúlio Vargas em 1953, vem divulgando esta propaganda nos diversos veículos de informação pelo Brasil: “A Petrobrás é a primeira empresa do mundo a produzir petróleo no pré-sal. Sabe quem ganha com isso? Você e o Brasil”. Sobre o pré-sal, ASSINALE a alternativa correta.
A) Camada pré-sal é uma faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo situada a sete mil metros abaixo da superfície do mar.
B) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que se estende por todo litoral brasileiro, situada a setecentos metros da superfície do mar.
C) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura que fica em regiões de nosso litoral que apresenta menor quantidade de sal na água.
D) Camada pré-sal é um faixa de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura situada nas embocaduras dos rios que deságuam no oceano Atlântico principalmente no delta do Rio Amazonas.


RESPOSTAS: 
1 - BIOMA
2 - FLORESTA EQUATORIAL OU AMAZÔNICA
3 - FLORESTA TROPICAL
4 - ANTRACITO
5 - OS FATORES INTERFEREM NO CLIMA: ALTITUDE, LATITUDE, MARITIMIDADE, CONTINENTALIDADE, CORRENTES MARÍTIMAS.
6 - VENTOS, UMIDADE, PRECIPITAÇÃO.
7 - MASSAS DE AR
8 - FATORES CLIMÁTICOS
9 - CLIMA TROPICAL
10 - SUBTROPICAL
11 - SEMI-ÁRIDO
12 - D
13 - C
14 - A
15 - D
16 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário