sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ATIVIDADES DE REVISÃO SEGUNDO ANO

ATIVIDADES DE REVISÃO 2º ANO- GEOGRAFIA 1 - Em relação aos sistemas sócio-econômicos Capitalismo e Socialismo, identifique a alternativa INCORRETA.
a) No Socialismo, o Estado é o dono dos meios de produção e das fontes de riquezas mais importantes.
b) No Capitalismo, a economia de mercado se caracteriza: pela livre iniciativa; pela lei da oferta e da procura; pela lei de mercado e pela propriedade privada dos meios de produção.
c) No Socialismo Soviético, os dirigentes do único partido aceito legalmente e dirigentes dos numerosos órgãos, gozavam de privilégios em relação aos demais trabalhadores (carro, casas, etc.).
d) No Capitalismo, as classes sociais são representadas pelos proprietários dos meios de produção e trabalhadores.
e) No Capitalismo, o Estado único é o grande patrão e como senhor absoluto das decisões nacionais, encarregando-se de planejar e dirigir a economia, passou a regular o que, onde, quanto e como produzir, bem como a distribuição da produção.

 2 - (ADVISE 2009) Dentro das diferentes etapas de desenvolvimento do capitalismo, é importante ressaltar algumas correlações entre o capitalismo comercial, industrial e financeiro, destacando-se também o mercantilismo, imperialismo, liberalismo e neoliberalismo.

Nessa perspectiva correlacione e responda a ordem correta dos itens:
A. Capitalismo Comercial
 B. Capitalismo Industrial
 C. Capitalismo Financeiro
 D. Capitalismo Imperialista
E. Capitalismo Neoliberal
( ) Carbonífera, têxtil, naval, e siderúrgica; petrolífera, elétrica, química e de motores foram as bases para a consolidação do capitalismo.
( ) Etapa em que o capitalismo se globalizou e passou por profundas crises econômicas, apelando para uma acomodação pautada na descapitalização dos estados e em uma profunda abertura da economia mundial.
( ) Expansão marítima europeia, o mercantilismo colonial e acumulação primitiva de capital.
( ) Característico do século XX, com as grandes guerras mundiais, surgimento de oligopólios, monopólios, grandes multinacionais, instituições financeiras mundiais.
( ) O mundo era controlado pelas metrópoles europeias que estabeleceram colônias de exploração em todo o mundo, tendo a Grã-Bretanha como maior potência da época.

 3 - Se considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que ele foi respectivamente.
a) industrial, financeiro e comercial
b) comercial, industrial e financeiro
 c) liberal, industrial e comercial
d) financeiro, imperialista e comercial

4 - Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Duas características são essenciais ao capitalismo : a apropriação coletiva dos meios de produção e a livre concorrência.
( ) Os países capitalistas tropicais são pobres e isso de deve ao fato, entre outras causas, de terem sido colônias de povoamento no passado.
( ) A existência de monopólios num país capitalista não elimina uma de suas características fundamentais , que é a livre concorrência.
( ) Em todos os países chamados capitalistas o Estado participa da economia , planificando, normatizando.
( ) Após a Segunda Guerra Mundial, o capitalismo internacionalizou -se de forma acelerada, passando a ser denominado Capitalismo Monopolista.

 5 . Analise os seguintes itens:
I - Robotização da produção.
II - Especialização e qualificação da mão-de-obra.
III - Colonização da África e América Latina para suprimento das necessidades de novos mercados e matérias-primas.
IV - Emprego do petróleo e da eletricidade como fontes de energia.
V - Introdução de novos materiais: fibra óptica e cerâmica.

Os itens correspondentes à Terceira Revolução Industrial são apenas
a) I e III.
 b) III e IV.
 c) I, II e V.
 d) II, IV e V.

 6. (Puc-rio) A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.
a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.
b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.
c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.
d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes mais eficientes.
e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.

7. (Pucmg) São características da Terceira Revolução Industrial, EXCETO:
a) controle da ordem econômica pelos Estados.
b) reconcentração do poder econômico e financeiro.
c) crescente internacionalização da produção capitalista.
d) crescente necessidade de mão-de-obra especializada.
e) alteração na tradicional divisão internacional do trabalho.

 8. (Pucmg) No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.
 a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.
b) Existe incentivo ao consumo dos produtos disponibilizados pela indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.
c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada internacional e/ou nacional, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.
d) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos.

 9. (Pucpr) Refletindo sobre os tipos de indústrias e os modelos de desenvolvimento, assinale a afirmativa que contiver a aplicação conceitual ERRADA:
 a) O uso do conceito bens de consumo duráveis está cada vez mais contraditório, uma vez que o mundo capitalista tem tornado os produtos das indústrias leves cada vez mais descartáveis, visando à reposição cada vez mais rápida.
b) Nos países centrais, as indústrias pesadas e leves desenvolveram-se simultaneamente, ao passo em que nos países emergentes periféricos capitalistas, as indústrias de bens de consumo se desenvolveram mais e antes do que as de bens de produção.
c) Os primeiros tipos de produtos fabricados pelas indústrias leves na história - no início da Revolução Industrial - foram os bens de consumo duráveis; no entanto, durante a Guerra Fria, o mundo entrou no período da Segunda Revolução Industrial, quando surgiram os motores a combustão interna e eletricidade, possibilitando a produção de bens de consumo não duráveis.
d) O Brasil é um exemplo de país cujo modelo de industrialização baseou-se na substituição de importações, uma vez que as indústrias surgiram priorizando o abastecimento do mercado interno.
e) Ainda hoje, a imensa maioria dos países do planeta é classificada como dependente tecnológica, com pouca participação do setor secundário da economia na composição de seu PIB.
10 -Sobre o sistema capitalista, analise as questões abaixo, destacando a alternativa correta:
a) A propriedade pertence ao Estado.
b) Só existe um partido- monopartidarismo.
c) Só existe uma classe social, onde todos ganham em média os mesmos salários.
d) Fechado para a participação política, ou seja, ninguém possui o direito a votar.
e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.

11 - Sobre o socialismo, destaque a opção correta:
a) Visa à acumulação de dinheiro, ao lucro.
b) Possui forte mobilidade social, ou seja, o pobre possui a chance de se tornar rico e o rico de se tornar pobre.
 c) Existem vários partidos políticos.
d) Política fechada baseada no monopartidarismo.
 e) Sistema político presente em todos os países do mundo.

 12 - Qual dos países abaixo ainda é considerado um país socialista?
a) União Soviética.
b) Cuba.
c) Rússia.
d) Estados Unidos.
e) Japão.

 13 - Destaque três características das fases dos sistemas capitalistas solicitados abaixo:
Capitalismo Comercial:
Capitalismo Industrial:
Capitalismo Financeiro:

 14 - Quais os tipos de Oligopólios existentes no capitalismo? Defina no mínimo dois deles claramente. 


RESPOSTAS
1 – E
2 – FVVFV
3 – B
4 – VVVFV
5 – C
6 – E
7 – A
8 – D
9 – C
10 –E
11 – D
12 – B
13 A. Capitalismo Comercial - Séculos XV a XVIII - Grandes navegações - exploração de novas terras= escravos, manufaturas, metais preciosos, produtos agrícolas. Fase metalista e conhecida como mercantilismo.
 B.Capitalismo Industrial - Séculos XVIII a XIX - Revolução Industrial - industria têxtil, maquina a vapor . Final do século XIX - 2a revolução Industrial - petróleo.
 C.Capitalismo Financeiro - termo usado pela 1a vez em 1881. Integração do capital industrial com o sistema financeiro. Ocorreu após a 2. Guerra mundial. Surgimento das transnacionais. Surge o processo de monopolização. O estabelecimento das transnacionais a partir da segunda metade do século XX redunda da aplicação de capital internacional excedente nos países subdesenvolvidos e como resultado temos a transferência de lucros, juros, royalties para os países do 1o mundo. Intensifica-se neste período a teoria do centro - periferia.
14 * Cartel * Truste * Holding * Conglomerado (economia) .Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação[1] ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor. . Truste é o resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado. Truste é a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência e também sao grandes grupos ou empresas que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário